Com poucas doses, Saúde retoma vacinação contra covid-19 e segue recomendação do MP para vacinar público de 35 a 39 anos

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Após falta de doses para primeira aplicação de imunizantes contra a covid-19 no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retoma a campanha nesta quinta-feira (15) na unidade básica Celso Siqueira França, no centro. Conforme recomendação do Ministério Público (MP), o município irá vacinar pessoas de 35 a 39 anos. A vacinação deve atender apenas 196 pessoas, número equivalente a quantidade de doses recebidas na tarde desta quarta-feira (14).

De acordo com trecho do ofício 195/2021 do MP, a alteração visa evitar aglomerações de pessoas nos locais de vacinação. “Recomenda-se que altere o formato de organização do atual público alvo fracionando em dois grupos menores na ordem decrescente, de forma escalonada”, diz.

O motivo que leva à recomendação, foi a grande procura pela vacina na abertura da campanha para pessoas de 30 a 39 anos na última segunda-feira (12). O município bateu recorde em aplicação vacinando aproximadamente 700 pessoas em um só dia, momento em que gerou grandes filas.

Em relação às doses, Alto Araguaia recebeu 196 doses para a primeira aplicação (156 Pfizer e 40 Coronavac) e 40 para a segunda aplicação (Coronavac). Os números foram registrados por meio da resolução Nº 72 da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso (CIB-MT).

Segundo o secretário de Saúde, Cleomar Vilela, está é a 32ª remessa de vacinas recebidas, porém a com menor quantidade de imunizantes. “Nas últimas semanas chegamos a receber mais de 500 doses por etapa, por isso ampliamos e aceleramos a vacinação. Infelizmente vários municípios foram pegos de surpresa com esta nova remessa. Enquanto houver doses, nós vamos vacinar”, pontua.

Para se vacinar, é necessário a apresentação de documento oficial com foto, cartão SUS e carteira de vacinação.

SEGUNDA DOSE – De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação da segunda dose continua para os imunizantes Astrazeneca e Coronavac. Para se vacinar o morador deve ficar atento à carteira de vacinação, onde apresenta a data prevista para receber o reforço.